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Apesar de já serem bem conhecidos e utilizados, os anúncios digitais ainda podem trazer muitos questionamentos. Sabemos que eles fazem parte das mídias pagas, como expliquei no artigo Por que apenas ter um perfil comercial não é marketing digital , mas uma das maiores dúvidas provavelmente é sobre quanto custa esse investimento.
Talvez devêssemos adaptar a questão. Qual valor é suficiente para começar a adquirir maturidade com a ferramenta e obter respostas positivas? Diferente do que muita gente pensa, com R$10 diários é possível colocar em prática uma boa campanha capaz de alcançar diferentes objetivos de acordo com o que a marca precisa. Pelo o que podemos comparar ao preço de um cafezinho por dia, você tem a oportunidade de ficar muito mais próximo do seu cliente.
E por onde começar? As principais plataformas de anúncio hoje em dia são o Google Ads e o Facebook Ads. A primeira (antigo Google Adwords) surgiu em 2000 e desde então vem aprimorando suas funcionalidades. Pelo nome que tem, já é possível saber que seus anúncios aparecem dentro do portal de busca mais famoso da atualidade, o Google. Mas não para por aí! A plataforma possui ainda uma rede de sites parceiros nos quais sua marca também pode ser divulgada.
E essa vantagem de anunciar em outros espaços não é exclusiva. No Facebook Ads você pode tanto fazer campanhas para Facebook como para o Instagram. Inclusive, é possível utilizar o mesmo conteúdo nas duas redes sociais.
A plataforma é dinâmica e inteligente. Ela mesma passa a otimizar o investimento para gerar bons resultados e fidelizar seu aproveitamento na ferramenta. É uma informação interessante para os que contam com uma verba reduzida e desejam crescer atingindo mais pessoas pelas redes sociais.
Dentro do Facebook Ads você pode montar a campanha a partir de diversos objetivos, que veremos logo a seguir. Identificá-los será essencial para que você consiga solucionar seu problema ou suprir uma necessidade que sua marca apresenta.
Alcance
Este tipo de campanha é usado para quem precisa atingir o número mais alto de pessoas que a plataforma conseguir. Isso porque o Facebook Ads vai mostrar sua publicação para o máximo de pessoas possível com base no público definido, dependendo também da verba investida.
Por ser um modelo com potencial para tornar algo mais conhecido entre as pessoas, pode ser uma boa forma de apresentar uma novidade —como o lançamento de um produto— ou tornar sua marca mais popular.
Tráfego
O anúncio feito para gerar tráfego possui um botão que encaminha o usuário para fora da rede social. Seu intuito, então, é aumentar o número de acessos e interações em outras plataformas da empresa, podendo ser explorado de diversas maneiras.
Ao clicar no comando, há dois destinos possíveis: site ou aplicativo.
É possível usá-lo para construir relacionamento com um cliente já interessado.
Visualização de vídeo
Esse talvez seja o objetivo mais claro. Ele simplesmente procura trazer muitas visualizações a um vídeo, sendo uma oportunidade para trabalhar a imagem da empresa.
Utilizando as vantagens do audiovisual, esse tipo de anúncio pode aumentar a percepção da marca.
Geração de cadastro
Se o seu intuito é gerar leads, esse pode ser o objetivo ideal para formar seus anúncios. O usuário que tiver interesse no seu negócio preenche um formulário deixando informações de contato.
Muitas empresas produzem conteúdo para newsletter ou oferecem vendas por e-mail. Esses formulários são capazes de reunir diversas pessoas numa base de leads para receber essas notícias, ofertas e também outras informações sobre a marca.
Mensagens
Este funciona da mesma maneira que o objetivo de tráfego, só que aqui o anúncio permite que a pessoa seja encaminhada diretamente a uma plataforma de mensagens. As opções são Messenger, WhatsApp ou o Instagram Direct.
O cliente tem oportunidade de tirar dúvidas e fazer solicitações de compra, por exemplo.
Uma ótima dica é aliar esse objetivo à ferramenta de chatbot. É um programa usado para otimizar o relacionamento com o cliente simulando uma conversa humana. O chatbot interage com o usuário de acordo com o que foi programado. Ele não faz parte do Facebook Ads.
Venda no catálogo
As campanhas com esse objetivo também são conhecidas como anúncios dinâmicos. Você fornece um catálogo de produtos ou serviços da sua empresa, podendo colocar todos ou apenas os mais relevantes.
Depois a plataforma exibe automaticamente no anúncio os dados de preço, estoque e imagem que foram adicionados. Ela também direciona a mensagem para o público que tem mais chances de estar interessado.
Tráfego para o estabelecimento (offline)
“E se meu negócio depender principalmente da presença física de clientes?” Esse normalmente é o caso de restaurantes, shoppings e consultórios médicos, por exemplo. O objetivo de tráfego para o estabelecimento funciona justamente para essas situações.
Ele é segmentado de acordo com o endereço da loja destinando a mensagem a clientes próximos e com provável interesse.
Com o isolamento social, muitos estabelecimentos tiveram que ficar apenas com atendimento delivery. Pensando nisso, o Facebook adicionou algumas mudanças para lidar com o Impacto do coronavírus (COVID-19) nos anúncios de tráfego para o estabelecimento
Consequentemente, os resultados com essa estratégia são mais rápidos e certeiros. Quando realizada da forma adequada, a gestão das mídias pagas consegue avançar a notoriedade da sua marca e ainda aponta as métricas para serem avaliadas.
Conversão
O objetivo de conversão vai utilizar o interesse de potenciais clientes para conseguir ações cruciais, fora da rede social, para aumentar o número de vendas. Ele oferece anúncios que redirecionam o usuário para um site, aplicativo, Messenger ou WhatsApp.
Nessas plataformas o cliente pode realizar um cadastro, fazer uma compra, ativar uma avaliação gratuita ou agendar uma visita. Por ser voltada diretamente à conversão, uma campanha com esse objetivo traz resultados mais notáveis.
Mais uma dica para usar na hora de investir em anúncio
A diversidade de objetivos possíveis com os anúncios do Facebook Ads representam um pouco do potencial existente entre as redes sociais e a mídia paga. Às vezes, todas essas possibilidades ficam escondidas com a atuação apenas orgânica.
Para te deixar mais estimulado a explorar as potencialidades das suas mídias digitais, vou esclarecer agora mais uma informação interessante. Os objetivos estão organizados em tipos de anúncio com funções distintas.
As três classificações são: “awareness” (reconhecimento), interação e conversão. Os do primeiro grupo são para apresentar o seu negócio a pessoas que ainda não o conhecem, procurando gerar interesse pela marca ou pelo conteúdo produzido.
Os anúncios de interação são para os usuários que já conhecem sua empresa ou o que ela produz nas mídias digitais. A intenção será, então, de engajar esse público. Por fim, os de conversão vão se esforçar especificamente em transformar os usuários em clientes.
Em todas essas situações não é obrigatório que a pessoa conheça a empresa. Porém, a conversão sai mais barata se o cliente em potencial já tiver uma aproximação com a marca. Ele provavelmente vai cumprir o que você programou com maior facilidade — seja preencher um formulário ou realizar uma compra.
Dessa maneira, os anúncios se tornam mais assertivos, sem a necessidade de um investimento maior. Por isso a combinação de campanhas com diferentes objetivos pode ser uma boa forma de impulsionar um negócio.
Veja agora como os objetivos se classificam entre os tipos de anúncio. Esta é uma captura de tela feita direto do Facebook Ads:
Conclusão
O uso de mídia paga não se inicia obrigatoriamente com um alto investimento. A verba mensal de R$250/300 pode parecer ainda muito inicial, mas conhecendo as necessidades do negócio e se alinhando aos tipos de campanha para elas, é possível fazer sua marca crescer.
As plataformas mais conhecidas e usadas na internet são o Google Ads e Facebook Ads. Ambas oferecem diferentes possibilidades com propósitos também diversificados.
No artigo exploramos os objetivos de campanha possíveis dentro da plataforma pertencente ao Facebook. Os anúncios dessa ferramenta apresentam formas e funcionalidades adequadas ao intuito que buscam. Com o objetivo de mensagens, por exemplo, uma campanha exibe publicações com a opção de encaminhamento para alguma plataforma de conversação online.
Esses objetivos estão classificados em tipos de anúncio: awareness, interação e conversão. Eles estão destinados a públicos em diferentes estágios de interesse em relação à marca.
O Facebook Ads pode ser, então, uma ferramenta de possibilidades ricas e diversas, mesmo que utilizando um valor próximo ao de um cafezinho diariamente.
Há ainda o Google Ads, que possui semelhanças com a plataforma que exploramos melhor aqui, mas seus anúncios estão relacionados ao Google e outros sites parceiros. Falaremos mais dele futuramente. Continue acompanhando o blog!