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Minha campanha de anúncios deu errado, o que pode ter sido?

Para anunciar nas redes sociais, é preciso conhecer as ferramentas e estar preparado para acompanhar e ajustar suas campanhas.

Leitura em 7 minutos

É claro que o motivo para uma campanha ter dado errado vai sempre variar de caso para caso. Mas existem algumas falhas muito comuns que, ao serem solucionadas, te mostram o que os anúncios realmente têm a oferecer.

Para começar, vamos à explicação de dois tipos de campanha: awareness e de conversão, as que normalmente utilizo e considero mais adequadas para a maioria dos negócios. Você vai aprender como organizá-las para que aproveite melhor as oportunidades de público dentro do objetivo de cada uma e depois vamos aos erros mais comuns.

É importante acompanhar essa primeira parte para termos certeza de que você desenvolveu seus objetivos da maneira certa para executar as campanhas. Vamos lá?

Campanhas de awareness e de conversão

Elas podem ser utilizadas de forma conjunta, porque a primeira é destinada a pessoas que ainda não conhecem a marca, enquanto a segunda visa a uma ação do usuário (compra ou cadastro).

O detalhe importante para a união das duas é que, convertendo alguém que já tem familiaridade com a empresa e seu conteúdo, você economiza no orçamento da campanha. Isso porque quem já está próximo da marca, provavelmente vai cumprir o que você programou com maior facilidade

Por isso, o ideal é executar campanhas de awareness aproveitando dados que você já possui —de lista de clientes, seus seguidores (a partir de 1000) ou alguma outra base de usuários disponível— para montar um Público Semelhante e depois utilizar os resultados para a campanha de conversão.

O Público Semelhante, também conhecido na tradução em inglês como “Lookalike Audience”, é uma forma que o Facebook tem de utilizar sua inteligência artificial para alcançar pessoas novas e propensas a se interessar pela sua empresa, usando as características dos usuários que compraram ou tiveram uma boa interação com sua marca. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

Caso você não possua essa base disponível, monte a segmentação do seu público manualmente. Escolha, com atenção, as características das pessoas que quer atingir e se interessariam pela empresa.

As campanhas de conversão, então, poderão ser estruturadas para se destinar às pessoas que conheceram sua marca. Aquelas que acessaram seu site recentemente, interagiram com seus anúncios e assistiram uma boa parte dos seus vídeos, por exemplo.

Hmm, mas não parece que está faltando algo? Uma observação, necessária nos dois tipos de campanha e que ainda não citei, nos leva ao primeiro erro comum.

Não limitar a localização

Se sua empresa é um negócio local, você não pode se esquecer de limitar a localização de alcance da sua campanha.

O Facebook gera os orçamentos dos anúncios pelo número de impressões. Ao apresentar seu conteúdo para um usuário que está muito distante para consumir seus produtos ou serviços, você desperdiça uma parte do seu investimento.

Mesmo utilizando o Público Semelhante, é importante ajustar a localização. Só não se preocupe, nesse caso, em marcar os interesses, pois esses dados já são gerados pelo própria opção de Lookalike.

Não entender as restrições pessoais do seu público

Além da localização, você também deve levar em conta se seu público é muito específico em relação às suas características pessoais. É importante excluir usuários que podem até estar próximos da região do seu negócio, mas que não se qualificariam como possíveis clientes.

Vamos pensar em um exemplo! Para o anúncio de um curso de Pós-graduação, todo seu público deverá ter ensino superior completo. Então, na hora de programar a campanha, essa restrição terá que ser levada em conta.

Produzir conteúdo de vendas para um público que não conhece sua marca

Como vimos no começo do artigo, as campanhas e seu funcionamento seguem um objetivo específico. Pode ser que você esteja pensando no conteúdo do seu anúncio com a intenção de conquistar uma compra por parte do usuário, mas na hora de configuração, acabou escolhendo um público que não conhece a marca.

Se seu intuito com os anúncios digitais for vender alguma coisa, escolha falar com quem já conhece sua empresa.

Anunciar para pessoas que já compraram seu produto ou serviço

Pode ser que o anúncio esteja oferecendo um produto ou serviço que só faz sentido consumir uma vez. Matrículas em escolas, cursos, academias e outras conversões que não se caracterizam como bens de consumo fazem parte deste grupo.

Nesse caso, para excluir do seu público os usuários que já tiverem realizado a compra, você tem algumas opções:

1) Pixel do Facebook

-Uma “ferramenta de análise que permite mensurar a eficácia da sua publicidade com base nas ações que as pessoas realizam no seu site”, segundo a definição do própria grupo.

-Com o pixel você pode ter acesso a quem já realizou compras no site (em caso de e-commerce) e usar esse dado para excluir essas pessoas do público da campanha.

-Ele também oferece várias outras informações —ou “eventos”, como o Facebook chama— possíveis sobre o comportamento do usuário, como os cliques em determinados botões e as visitas a certas páginas do seu domínio.

-Os eventos que você quiser rastrear podem ser pré-programados ou personalizados.

-Para usá-lo, crie o pixel pelo Gerenciador de Eventos e adicione-o ao seu site.

2) Adicionar lista de clientes no Gerenciador de Negócios

-É possível subir uma lista de clientes externa no Business Manager e depois excluir do seu público as pessoas apontadas.

-Esta alternativa depende da disponibilidade de uma lista recente de clientes para a otimização da campanha ser mais efetiva.

Elaborar o criativo da campanha desalinhado ao perfil do público

O erro pode não estar na configuração da campanha no Facebook Ads. Às vezes, a abordagem criativa pensada para o anúncio simplesmente não combina com seu público e deverá ser repensada.

Isso inclui o design de uma imagem, a edição de um vídeo, o tom de voz utilizado no anúncio e a mensagem que você está passando com ele. Em alguns casos, adicionar CTA (Call to action) junto a um botão com boa chamada para seu objetivo, como “Saiba mais” ou “Compre agora”, já traz melhores resultados.

Conclusão

  • Existem dois tipos de campanhas as quais são mais comumente utilizadas: awareness e de conversão;
  • Para a primeira, sugiro usar uma base de dados já disponível para aplicar em um Público Semelhante e fazer com que novas pessoas (potencialmente interessadas) conheçam sua marca;
  • Se não possuir essa base, é possível montar o público a partir das caraterísticas que consegue enxergar como as de potenciais clientes;
  • As campanhas de conversão serão destinadas a pessoas que já interagiram com a marca, pensando na eficácia e na otimização de recursos. Portanto, você pode fazer uso dos dados que informam quais pessoas já mantêm um relacionamento com o conteúdo da página, incluindo os que foram resultado da campanha de awareness.
  • Em todas as situações acima, é necessário pensar nas restrições do seu público, o que nos leva ao primeiro erro comum: não limitar a localização de alcance do anúncio, em casos de negócios locais;
  • Outra falha desse tipo é não se atentar a características do perfil pessoal do usuário, como a idade, gênero e escolaridade, que determinam se ele se encaixa ou não como consumidor da marca.
  • Também é possível que o anúncio tenha o intuito de realizar vendas, mas esteja aparecendo para pessoas que não conhecem a empresa, o que dificulta a conversão;
  • Você pode estar desperdiçando impressões do anúncio com pessoas que já viraram clientes e sua empresa oferece um produto ou serviço de compra única;
  • Apresentados os principais erros na configuração, temos, por fim, o criativo da campanha. A maneira como foi elaborado pode não fazer sentido para seu público, por isso seus anúncios não se saíram como você esperava.

Ainda com dúvidas para identificar os erros da sua campanha? Marque uma conversa com a gente para traçarmos novas estratégias com o Facebook Ads e definirmos o seu orçamento.