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Como o Marketing Digital pode ajudar seu consultório ou clínica de Odontologia

Marketing digital na odontologia: como usar estratégias digitais para promover seus atendimentos!

Leitura em 6 minutos

Você que é dentista sabe melhor do que ninguém que a concorrência do mercado é alta. Atualmente uma das principais formas de aproveitar as oportunidades e ampliar o alcance de um negócio do ramo é a partir do Marketing Digital.

Esse meio de divulgação e relacionamento com potenciais clientes é relevante para quase todos os tipos de empreendimentos, mas quando falamos em consultórios e clínicas odontológicas temos muitos pontos característicos da área que podem ser aproveitados de maneira estratégica no ambiente online.

Isso é o que você vai conferir a seguir. Explicaremos como e quais vantagens um negócio do ramo da odontologia pode ter a partir de estratégias digitais bem aplicadas e com objetivos adequados.

Retorno de pacientes ao local de atendimento

Quantas pessoas foram até seu consultório e simplesmente não voltaram mais ou até seguiram em algumas consultas, mas desistiram no meio do tratamento? Quando seu negócio constrói presença digital, fica mais difícil de o paciente apenas ignorar a saúde bucal. Vamos explicar o porquê.

Além de poder tirar dúvidas, produzir materiais que ensinem melhor sobre a importância da continuação dos tratamentos e como eles são feitos, o relacionamento constante aproxima o paciente do seu negócio. O consultório entra no dia a dia virtual dele

E por que não pensar em ações que relembrem a visita ao dentista para os pacientes? De maneira automatizada, é possível criar um sistema para garantir que a necessidade de revisões seja notificada diretamente ao cliente, estimulando-o a manter os cuidados com a saúde bucal.

Construção de autoridade e aumento da confiança

Por mais descomprometida com os cuidados odontológicos que uma pessoa possa ser, é comum que os pacientes tenham um pouco de medo na hora de confiar em algum profissional. Não à toa o mercado odontológico é ainda muito movido pelo “boca a boca”, do qual falaremos melhor mais à frente. Os dentes não nascem de novo, a não ser quando somos crianças. Por isso a confiança é sempre um fator decisivo.

Com o Marketing Digital, o cirurgião-dentista pode criar autoridade por meio de conteúdos relevantes e se colocar aberto à consulta de quem o acompanha, mostrando que tem domínio sobre suas especialidades e transparência. Ele mantém seus pacientes informados sobre os processos. Isso não é feito apenas com alguns posts, mas com um planejamento bem pensado que pode incluir ações fora das redes sociais também. Explicamos melhor no artigo Por que apenas ter um perfil comercial não é Marketing Digital?

Com a estratégia adequada, a comunicação será feita com um tom atrativo e agradável para seu público e, o principal, uma linguagem acessível. Afinal de contas, você quer comunicar para outros dentistas ou para seus pacientes?

Indicação de clientes para outras pessoas

Algum paciente já deve ter aparecido em seu consultório por indicação de outra pessoa. Sabemos que essa é a forma tradicional de conseguir novos clientes dentro da Odontologia.

Na internet os usuários tendem a compartilhar os conteúdos e páginas que gostam. Muitas vezes comentam algo marcando um amigo. É um processo muito rotineiro e natural.

Por isso, quando um dentista constrói sua presença digital, ele aumenta as chances de indicação entre seus seguidores e pessoas que ainda não conheciam seu trabalho. E o poder do compartilhamento de uma experiência bem avaliada é sempre muito alto.

Mais vantagens para os pacientes

O Marketing Digital é um investimento feito para divulgar o trabalho do profissional e trazer maiores retornos financeiros. Mas já pensou que essas ações podem significar maiores vantagens aos próprios pacientes?

Observando todo o suporte comunicacional que é feito e a preocupação do consultório em manter relacionamento, o paciente reconhece benefícios diretos para sua experiência. O que era para ser apenas uma consulta, se transforma em uma oportunidade de acompanhar as novidades sobre os procedimentos, as atualizações sobre a clínica ou consultório, um canal de estudo que instiga a curiosidade e uma fonte de informações seguras.

A comunicação, dessa forma, se torna um diferencial que abre portas para notáveis vantagens aos pacientes e sua consequente fidelização.

Focar em procedimentos de sua escolha

Por gosto ou por avaliar que o procedimento traz maior retorno financeiro, o dentista pode apontar quais serviços quer impulsionar em sua agenda e integrar a escolha ao objetivo das ações digitais.

A comunicação terá estratégia voltada para tais serviços e poderá ainda filtrar a audiência a partir das opções de segmentação dos anúncios. Portanto, ao dedicar sua estratégia para certos procedimentos, você pode:

  • Fechar mais serviços que dão maior retorno financeiro
  • Reduzir o número de procedimentos feitos diariamente sem diminuir o retorno financeiro
  • Conseguir maiores oportunidades para se dedicar a uma área específica
  • Aumentar sua experiência nesses procedimentos e construir autoridade para outros possíveis clientes
  • Receber pacientes que já estão quase ou totalmente decididos sobre o serviço

Impulsionamento do alcance do negócio

As ações orgânicas nas redes sociais são importantes, mas hoje em dia os anúncios são a principal forma de impulsionar o alcance de um negócio. E não só isso, já que as campanhas podem ser programadas para diferentes objetivos. Sendo assim, é possível:

  • Segmentar seu público e alcançar as pessoas certas
  • Acompanhar o desenvolvimento das campanhas e otimizá-las
  • Aumentar o número de pessoas que conhecem seu negócio
  • Ganhar mais seguidores
  • Impulsionar o relacionamento da audiência em plataformas de mensagens como o Messenger (do Facebook), o Instagram Direct e o WhatsApp
  • Promover a visualização de um vídeo
  • Captar leads (potenciais clientes que cadastram seus dados de contato) para posterior relacionamento

Como aplicar o Marketing Digital na Odontologia

A rotina de um dentista é muito corrida. Sabemos também que para uma estratégia eficaz, precisamos de tempo para o planejamento, execução e acompanhamento.

Por isso, as agências de Marketing Digital dedicam conhecimento profissional para melhorar a presença de diferentes negócios na internet, enquanto o cliente atendido pode pensar no seu trabalho.

No caso dos dentistas, como vimos, as oportunidades de aproveitamento são muitas. Desde o que podemos chamar de “boca a boca online”, passando pela criação de autoridade, a confiança depositada no profissional, até o impulsionamento de procedimentos mais promissores e o da própria clínica ou consultório.

Caso queira fazer isso profissionalmente e alcançar resultados, procure uma agência e confira se ela entende às necessidades para o seu tipo de negócio.